A avaliação física como parte do treinamento

A atividade física é grande responsável por mudanças na saúde, estética qualidade de vida e desempenho esportivo de seus praticantes, porém como saber se realmente o que estou fazendo está dando resultado? Qual a proporção desses resultados? Poderia ser melhor?

A avaliação física pode nos fornecer muitas dessas respostas, desde que seja adequada para cada necessidade. Por exemplo, se meu objetivo é qualidade de vida, faremos testes para que possamos avaliar aspectos que melhorem minha mobilidade e minhas atividades do dia-dia, por outro lado, se o objetivo é emagrecer, vou avaliar aspecto que comprovem que o resultado esta sendo efetivo ou não.

A avaliação física nada mais é do que testes que avaliam aspectos biológicos de uma pessoa, por exemplo: medidas antropométricas (medidas corporais), percentual de gordura, amplitude de movimento (ou flexibilidade), força muscular, capacidade física, entre outros. Cada avaliação física é composta por um ou mais desses testes, dependendo do objetivo e das características do avaliado. Assim podemos traçar os melhores caminhos para atingir objetivo desejado.

Por essas e outras razões é importante que a avaliação física seja individualizada e feita constantemente. No inicio de um programa de treinamento, sua importância consiste em obter parâmetros para traçar um plano de partida, verificar limitações, etc. Já com as avaliações regulares é possível comparar resultados, acompanhar e verificar se esses resultados estão realmente sendo positivos, ou se é preciso mudar a estratégia para chegar ao objetivo.

A avaliação física é necessária para todos os níveis de atividade física, desde o idoso que nunca praticou atividade, para que possamos identificar suas limitações e acompanhar sua evolução; até atletas de ponta, para que se possa analisar suas condições físicas e poder acompanhar sua melhora de desempenho.

Sendo assim, uma avaliação física bem feita pode fazer diferença no treinamento e no resultado final.

 

Referências

Medida e Avaliação do Desempenho Humano - 4.ed. James R. Morrow Jr. ; Artmed Editora, 2014.

Avaliação Física On-line

Nenhum comentário.

Deixe um comentário